5 Dicas de Marketing Digital e Vendas para Micro e Pequenas Empresas

marketing-digital

5 Dicas de Marketing Digital e Vendas para Micro e Pequenas Empresas

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Se a sua empresa está buscando conquistar uma maior fatia do mercado, nada melhor do que investir em estratégias que aproximem a sua marca daquele que é o seu público-alvo. E, no dias de hoje, sabemos que investir em Marketing Digital já não é mais uma opção, mas uma necessidade para garantir a sobrevivência da sua marca em um mercado cada vez mais competitivo.

 

Foi pensando nisso que nossa equipe separou para você, micro e pequeno empreendedor, 5 áreas do seu negócio que merecem uma atenção especial, e que vão te ajudar a alavancar as suas vendas e tornar a sua marca mais conhecida. A relação você confere a seguir:

 

Site Próprio

 

Estamos vivendo em um mundo cada vez mais digital: por isso, se você quer que a sua marca seja vista, é preciso investir em presença online. Mantenha no ar um site que represente a sua empresa: ele será o primeiro passo da sua marca rumo a uma identidade digital, mais despojada e moderna.

 

Opte por um design que seja objetivo, com um esquema de cores que trabalhe a favor do conteúdo ali publicado: as imagens e vídeos devem trabalhar à favor da identidade visual que a sua empresa quer comunicar sem, no entanto, sobrecarregar os usuários que acessarem a página. Se possível, ao elaborar o site da sua empresa, faça ele responsivo para que ele seja acessível também em dispositivos móveis, para acesso a partir de celulares, tablets e afins.

 

Invista ainda em publicações periódicas e regulares, com conteúdo que sejam significativos para a parcela do mercado que a sua empresa busca atingir. São essas publicações que vão gerar acessos e movimentar a página da sua empresa, garantindo que os seus produtos e serviços se tornem mais conhecidos.

 

Vale lembrar que a atual geração de consumidores está mais conectada do que nunca e tem pouco ou nenhum tempo a perder dando atenção à ações de marketing que foquem exclusivamente no produto ou serviço oferecido: é preciso seduzir, atrair esse cliente potencial com um conteúdo que seja de fato de seu interesse.

 

Outro recurso ao qual você, micro e pequeno empreendedor, deve estar atento é a otimização do seu site. O uso de técnicas de SEO vai garantir que a página da sua empresa apareça melhor colocada nos buscadores como Google e Bing, favorecendo um maior número de acessos ao seu site e uma maior taxa de conversão em vendas.

 

Conteúdo para Redes Sociais

 

Marcar presença nas redes sociais, como Facebook, Instagram e LinkedIn, é essencial para uma identidade de marca bem definida no século XXI. A publicação de conteúdos de qualidade e relevância nessas páginas favorece o seu compartilhamento nos grupos de amigos de seus clientes atuais ou potenciais, divulgando assim a sua marca.

 

Além disso, a participação da sua empresa em uma rede social, favorece o seu relacionamento com o cliente, na medida em que facilita a comunicação direta no pré e no pós venda. Se bem utilizadas, as redes sociais são poderosas aliadas no processo de fidelização do seu cliente.

 

Perfil do Cliente

 

Temos falado, neste artigo, sobre como atingir o seu público alvo e seus clientes potenciais através do uso de estratégias de marketing digital. Para que essas estratégias alcancem sucesso, contudo, é preciso que a sua empresa, indiferente do tamanho que tenha, possua clareza sobre o perfil do seu consumidor.

 

Definir o perfil do seu público alvo é essencial na hora de direcionar as ações de marketing: é preciso ter conhecimento da linguagem, dos nichos de interesse desse público e de seu perfil demográfico (idade, renda, escolaridade, etc.). É a partir desses dados que serão elaborados os conteúdos que alimentarão as redes sociais e o site da sua empresa, as peças publicitárias divulgadas em meios físicos e até as campanhas patrocinadas nas próprias redes sociais.

 

Se você não tem clareza do perfil do seu consumidor, é sempre possível recorrer a uma consultoria especializada em marketing, que te ajudará a traçar esse perfil, ou investir em recursos como um ERP software, que concentre os dados relativos às suas vendas.

 

Gerenciamento Financeiro

 

planejamento-financeiro

 

Um bom gerenciamento financeiro é parte essencial não só do processo de vendas da sua empresa, mas da própria sobrevivência dela. Afinal, é preciso definir todos os custos envolvidos na produção ou no serviço ofertado ao cliente e garantir que as entradas cubram esse valor.

 

Existem muitas formas de fazer o controle financeiro da sua empresa: ele pode ser feito manualmente, em planilhas, em um sistema instalado ou em um ERP on line. A grande vantagem da utilização de um ERP cloud é a possibilidade de concentrar em um único sistema todos os dados gerenciais: cadastro de clientes, fluxo de caixa, controle de vendas e estoque, emissão de notas fiscais, controle de vendas, emissão de boletos, PDV, etc, etc. Um ERP online oferece ainda agilidade no processo gerencial, visto que permite acesso à partir de qualquer terminal conectado à internet.

 

Um bom ERP vai fornecer relatórios a partir do cruzamento dos dados inseridos no sistema, permitindo que você acompanhe em tempo real a situação financeira da sua empresa. Esse acompanhamento é essencial para o seu processo de gestão estratégica, e impacta diretamente a precificação de seus produtos e as vendas.

 

Qualificação da Equipe de Vendas

 

Por fim, vale lembrar que em última instância uma empresa é feita pelas pessoas que nela trabalham e que, todo o processo de vendas nada mais é do que uma conversa entre pessoas. Por isso, invista no seu pessoal: treinamentos constantes e incentivos que mantenham a sua equipe motivada e feliz são essenciais para garantir o melhor atendimento possível aos seus clientes. Uma equipe comercial bem preparada e motivada é a chave para o sucesso em sua conversão de vendas.

 

banner-adon-joinville

 

 

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×
Filipe França
francalipe@gmail.com

Filipe França é graduado em Marketing pela Unesc-SC, Pós-graduado em Marketing Estratégico pela UFF-RJ. Atualmente é Consultor de Marketing Digital e Especialista de SEO na Agência Adon.

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×