O que você precisa saber antes de começar uma campanha no Google Adwords

google-adwords-joinville

O que você precisa saber antes de começar uma campanha no Google Adwords

O Google Adwords é uma ferramenta excelente! E colocar a empresa no topo dos resultados do Google por um valor moderado parece a resposta para os problemas de qualquer negócio. Porém, apesar de ser muito simples começar uma campanha no Google Adwords, não é tão fácil de fato fazer ela funcionar. Dar resultados concretos. Para ter retorno, é preciso entender como a campanha funciona, ter uma boa estratégia e ter todas informações sobre o seu negócio na ponta da língua.

Entenda como funcionam os anúncios

Parece óbvio, mas não é. Você precisa entender realmente o que faz as páginas aparecerem no topo das buscas como links patrocinados. Você cadastra o seu site no Adwords, escolhe palavras-chave associadas ao produto (o Google oferece uma ferramenta que identifica as palavras associadas ao produtos oferecidos e mostra a procura e o custo da cada uma), escolhe quanto está disposto a pagar e o site irá começar a aparecer no topo das buscas do Google. Mas não é tão simples. É só pensar, quantas pessoas devem fazer campanhas do Google Adwords com as mesmas palavras-chaves que você? Porque o seu site irá aparecer e não o delas? Se você pagar mais, é mais provável que o seu site apareça, mas não é apenas isso que conta. Existe alguns fatores para definir quais anúncios vão aparecer, onde, quando e quantas vezes.

Relevância da campanha

O Google analisa o quão relevante e útil a campanha é para quem está pesquisando e quantos cliques a propaganda tem recebido. O Google quer entregar um resultado relevante para as pessoas, mesmo que ele seja pago. Então, se a pessoa procurar por “mudas de rosas”, ele vai priorizar a página que esteja vendendo a muda e não uma pagina inicial de um site de produtos de jardinagem. Além disso, se sua campanha não conquistar os cliques do público, o Google vai aos poucos parar de exibir lá. Essa taxa de relevância é conhecida também como CTR.

Uma das coisas que os iniciantes costumam fazer muito é ir toda hora no Google e pesquisar por palavras-chave para ver se seu anúncio vai mesmo aparecer e quantas vezes ele aparece. Mas se você clicar no seu próprio anúncio você vai pagar pelo clique. Toda vez que você faz isso e não clica nele você está dizendo para o Google que este anúncio é irrelevante para a sua busca contribuindo então para a queda do CTR. Se você faz muitas consultas pelos seus próprios anúncios vai perceber que às vezes ele não vai aparecer. Pois você passa a mensagem que está buscando por outro tipo de site, já que das outras vezes que o anúncio apareceu para seu IP você não clicou nele.

Quanto mais cliques no seu anúncio por visualização maior seu CTR. Uma das formas de melhorar o seu CTR é caprichar no seu anúncio. Fazer com que ele seja atrativo. Colocar frases de efeito e específicas para aquele grupo de palavras-chaves que o usuário está buscando. O anúncio é o que aparece para o usuário quando ele pesquisa, portanto ele precisa estar bem otimizado para a conversão.

Você paga o Google por cliques na sua propaganda

Há outras maneiras de pagar, como a cada mil vezes que a propaganda aparece, mas o mais comum é pagar por cliques. Você estipula qual preço está disposto a pagar por clique e só paga se as pessoas de fato clicarem no anuncio do seu site. Ou seja, o Google também só recebe quando as pessoas entram no seu site.

Entenda seu produto, seu mercado e seu público-alvo

Para criar um anúncio relevante, você precisa entender muito bem o que você quer com a campanha. Qual público você deseja atingir? Ele usa internet? Existe procura para o que você está oferecendo? Como as pessoas procuram no Google por produtos como o seu? Que resultado você espera? Que verba você está disposto a investir? Qual o retorno que você espera receber? Quantas visitas a mais? Quantas vendas a mais? O anuncio que você vai fazer possui muita concorrência? É preciso saber responder essas perguntas tanto para direcionar bem a campanha, como para poder acompanhar os resultados depois.

Conheça seus concorrentes

Use a internet para reunir o máximo de informações sobre os seus concorrentes. Entenda quem são os seus concorrentes do Google, como eles anunciam, como se posicionam, como são as campanhas deles e os sites.

Contrate profissionais para o trabalho

Existem diversos cursos especializados, básicos e avançados, alguns bem profundos sobre esta ferramenta. É de praxe que os profissionais que trabalham com isso sejam especializados participando de cursos, fazendo provas, conseguindo certificados, além de, principalmente, adquirirem grande experiência com a prática dessa ferramenta utilizada em diversos negócios. Se você realmente procura por resultados significativos, procure sempre por profissionais pois eles possuem experiência nesse tipo de estratégia.

Filipe França
francalipe@gmail.com

Filipe França é graduado em Marketing pela Unesc-SC, Pós-graduado em Marketing Estratégico pela UFF-RJ. Atualmente é Consultor de Marketing Digital e Especialista de SEO na Agência Adon.

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.